O avanço da tecnologia tem sido um grande aliado da dermatologia estética. O fotoage é um dos procedimentos mais modernos empregados atualmente para tratar processos inflamatórios e infecciosos e para melhorar a qualidade da pele. Pode, inclusive, compor o protocolo de combate às micoses – comuns nas estações mais quentes do ano – com grande eficácia. A seguir, saiba mais a respeito.
O que é fotoage?
O fotoage é uma técnica que utiliza máscaras com diodo de alta densidade que liberam energia luminosa por meio de LEDs. Elas possuem o desenho do pescoço, rosto e colo do paciente, mas podem ter seu formato adaptado para tratar outras regiões do corpo. Uma das suas grandes vantagens é a possibilidade de concentrar uma quantidade de luz maior em áreas grandes, tornando o procedimento muito mais eficiente.
A energia emitida pelas máscaras do fotoage é capaz de estimular processos biológicos do organismo, acelerando mecanismos de cicatrização, combate a inflamações e infecções, além de contribuir com o rejuvenescimento.
Na técnica de fotoage são emitidas luzes com cores diferentes, que têm finalidades distintas:
- Luz azul: tem efeito antibacteriano, assim, combate a acne, por exemplo. Inclusive, um estudo publicado no The Journal of Clinical and Asthetic Dermatology atestou a eficiência da luz azul no tratamento de processos inflamatórios;
- Luz vermelha: além de estimular o colágeno, tem ação anti-inflamatória e potencial de regeneração. É utilizada nos protocolos contra micoses, podendo eliminar o fungo responsável pela reação e promover o crescimento da unha;
- Luz amarela: extensamente empregada nos tratamentos para dermatites e rosácea;
- Luz verde: uniformiza o tom da pele ao combater a concentração de melanina em determinados pontos.
Benefícios do fotoage
Existem inúmeros benefícios na aplicação do fotoage em tratamentos dermatológicos, desde que o procedimento seja conduzido por um profissional dermatologista definitivamente habilitado. Veja a seguir quais são os benefícios do fotoage:
Versatilidade
Esse procedimento pode ser realizado com diversas indicações: acne, rugas e linhas de expressão mais finas, micoses, melasma, rosácea, hiperpigmentação e outras. Além disso, enquanto trata a queixa do paciente, também tem uma finalidade preventiva, à medida em que contribui com o estímulo de colágeno e elastina, prevenindo o aparecimento dos sinais de envelhecimento.
Conforto e segurança
O fotoage é uma técnica totalmente indolor e sem desconforto algum para o paciente. Também não tem efeitos colaterais e nem a necessidade de repouso pós-procedimento. É um método seguro e sem risco de queimaduras ou outros efeitos similares.
Resultado
A quantidade de sessões vai depender muito de cada caso, portanto, é necessária avaliação individual. No entanto, boa parte dos pacientes já obtém resultados logo após a primeira sessão de fotoage.
Associação a outros procedimentos
Outro benefício do fotoage é que ele pode ser realizado de forma associada a outros procedimentos, como por exemplo, após o peeling ou laser. Assim, é possível potencializar os resultados do protocolo.
Fotoage no protocolo contra micose
Nesta época do ano, as micoses começam a se tornar comuns. São provocadas por um fungo que desencadeia infecção nas unhas, pele ou couro cabeludo, causando coceiras, manchas, rachaduras e outros sintomas desagradáveis.
Os protocolos com LED, como o fotoage, são bastante recomendados no tratamento das micoses, porque a energia luminosa é capaz de eliminar o fungo causador do problema. Ou seja, ao contrário de outros protocolos que têm um foco maior no alívio dos sintomas, o fotoage tem uma ação mais profunda.
Quer saber mais sobre o fotoage? Entre em contato e agende o seu horário.
Artigo científico citado:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC336645