Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

É possível melhorar a aparência de uma cicatriz? Descubra agora!

As cicatrizes no corpo, principalmente aquelas em locais mais visíveis, costumam incomodar muitas pessoas e a boa notícia é que é possível melhorar a aparência delas com algumas técnicas como veremos no decorrer do texto.

A cicatriz resulta do processo de rompimento da derme ocasionado por ferimentos, doenças ou cirurgias. Na reconstrução da pele surge um tecido diferente com mais colágeno fibroso e menor elasticidade deixando a marca aparente, por isso, não é possível fazer com que ela desapareça. Entretanto, um dermatologista avaliará a possibilidade de minimizá-la. Veja a seguir algumas técnicas que podem ser realizadas:

Cirurgia para correção de cicatriz

As técnicas de tratamento variam de acordo com o tipo de cicatriz, o tamanho, se estão elevadas ou afundadas, entre outros fatores.

Um dos procedimentos que podem ser realizados com um dermatologista é a correção de cicatriz para modificar a espessura, tamanho e cor. O método é aplicado, por exemplo, no tratamento de queloides que são cicatrizes espessas e altas com uma produção exagerada de colágeno. Nesse caso, também é recomendado associar a técnica a outro tratamento para evitar o surgimento de uma nova queloide.

O processo, geralmente, é feito no próprio consultório com anestesia local. Na correção de cicatriz, a antiga é removida completamente e uma nova é feita com pontos menos aparentes. Entretanto, para ter bons resultados é importante que o paciente siga as recomendações após a cirurgia como evitar sol na região e passar filtro solar, além de aguardar o processo total de cicatrização que pode demorar entre 6 e 18 meses.

Procedimentos para correção de cicatriz Preenchimento

As cicatrizes com aspecto afundado ou as marcas de acne, por exemplo, podem ser minimizadas com o preenchimento com ácido hialurônico.

Como dissemos, não é possível fazer com que a marca desapareça, porém, o tratamento, geralmente, apresenta resultados satisfatórios. Converse com um dermatologista para verificar se essa técnica é a mais adequada para o seu caso.

Laser

O uso do laser é mais uma alternativa para melhorar o aspecto da cicatriz, dependendo do tipo dela e da necessidade de correção. O laser de luz azul pulsada ou luz amarela são positivos no tratamento de cicatrizes avermelhadas, elevadas ou atróficas.

Fatores que influenciam a aparência das cicatrizes

A cicatriz apresenta uma aparência estética incômoda, principalmente, quando o paciente sofre com queloide, quando há alguma inflamação ou quando as recomendações pós-cirúrgicas não são seguidas à risca, ocasionando, por exemplo, o escurecimento da pele devido à exposição solar.

A queloide surge por tendências genéticas ou pelo tom da pele, quanto mais melanina, maior a probabilidade dela ocorrer, sendo mais comum em pessoas de pele negra.

Outro fator que influencia na qualidade e na aparência da cicatriz é a parte do corpo em que ela está localizada, aquelas que estão no ombro, costas ou acima do tórax tem maior chance de desenvolver alterações.

A profundidade do corte e a idade dos pacientes também são fatores relevantes nesse processo. Dessa forma, quanto maior o dano, maior será o risco de uma cicatriz mais evidente. Nos jovens a cicatrização acontece mais rápido, por outro lado, isso pode interferir negativamente no aspecto da cicatriz. Já nas pessoas mais velhas, isso ocorre lentamente e a aparência da cicatriz tende a ser melhor.

Ao longo do texto apresentamos alguns tratamentos que minimizam a aparência de uma cicatriz, mas há ainda outras técnicas que podem ser utilizadas. Converse com um dermatologista para verificar qual é a ideal no seu caso.

Precisa de uma dermatologista em Jundiaí para fazer a avaliação de sua cicatriz? Entre em contato e agende uma consulta!

Por: <a href=”https://agenciamostra.com.br/” target=”_blank”>Agência Mostra</a>

0/5 (0 Reviews)

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog