Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Micose de unha – Saiba agora como tratá-la!

Você provavelmente conhece alguém que sofre com esse problema, certo? A micose de unha é bastante comum tanto em homens, quanto em mulheres, podendo atingir as unhas das mãos e dos pés, porém, o segundo caso é mais frequente, especialmente no dedão do pé.
O tratamento, geralmente, é um pouco demorado o que faz com que as pessoas não o concluam, dessa forma, passam a conviver com a micose e com os incômodos gerados por ela, que além do aspecto amarelado, deixa a unha frágil e pode ocasionar descolamento e dor na parte afetada.
Se você tem micose de unha, ou conhece alguém que passa por isso, continue a leitura deste artigo e descubra as melhores formas de tratamento para se ver livrar desse problema!

Como surge a micose de unha

A micose de unha, conhecida por onicomicose, é uma infecção causada por fungo. Os fungos são micro-organismos invisíveis ao olho humano que sobrevivem em lugares úmidos e abafados.
Devido ao uso de calçados fechados, os pés são locais perfeitos para eles se proliferarem.
Os fungos fazem do local sua fonte de nutrição e penetram na pele por uma separação entre a unha e a cutícula ou ainda por cortes imperceptíveis.
Além disso, a onicomicose pode ocorrer devido a uma predisposição genética, por isso, em alguns casos mais de uma pessoa na família apresenta o sintoma. Pessoas diabéticas ou que estejam utilizando corticoides ou imunodepressores também são mais susceptíveis ao problema.

Formas de prevenção

A micose de unha pode ser contraída pelo solo, principalmente em banheiros e piscinas, e pelo uso de utensílios contaminados, como os materiais de manicure, por exemplo.
Alguns cuidados te ajudam a prevenir a doença:
• Evite usar sempre calçados fechados;
• Mantenha as unhas curtas e limpas;
• Evite usar sempre o mesmo sapato;
• Lave e seque bem os pés antes de calçar os sapatos;
• Não compartilhe cortadores, lixas de unhas e alicates. Se você tiver uma unha comprometida, deixe a higiene dela por último, descarte a lixa e limpe os outros instrumentos com álcool;
• Dê preferência as meias de algodão;
• Utilize talcos ou cremes para controlar a transpiração;
• Evite andar descalço em espaços públicos;

Tratamentos para micose de unha

Há algumas formas de tratar a micose de unha e, no geral, elas apresentam bons resultados, no entanto, é importante buscar auxílio de uma dermatologista que indicará o procedimento mais adequado de acordo com o tipo de fungo.
O tratamento pode ser feito com creme antifúngico, medicamento oral, terapias a laser, entre outros. Em alguns casos também é indicado remoção cirúrgica da parte afetada para aumentar a eficácia do tratamento.
A terapia com laser ou led é uma boa solução para eliminar a micose de unha e tem sido indicada por muitos dermatologistas, pois permite tratar o problema mais rapidamente. A irradiação da luz destrói as células doentes e os micro-organismos que estão causando a infecção, além disso, a aplicação do laser acelera o crescimento da parte saudável da unha.
Quem tem micose de unha deve iniciar o tratamento quanto antes para evitar a transmissão em outras unhas e a piora nos sintomas, por isso, não deixe de agendar uma consulta com um
dermatologista!

5/5 (1 Review)

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog