Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O que uma dermatologista pode fazer por você?

Muitas pessoas procuram uma dermatologista para tratar problemas relacionados ao cabelo e a pele, mas será que você conhece as principais especialidades dessa profissional?

A área de dermatologia é bastante ampla e atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas doenças de pele, cabelo, unhas, pintas, mucosas, entre outros casos.

Além disso, o especialista pode te auxiliar com procedimentos estéticos e na indicação dos produtos mais recomendados para suas necessidades. A seguir, falaremos sobre algumas áreas de atuação dos dermatologistas para que você conheça mais sobre a profissão e entenda como ela pode te ajudar. Confira!

Cuidados com a pele, pelos e unha

Uma dermatologista pode te auxiliar com o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que atinjam essas áreas do corpo como acne, psoríase, vitiligo, micose de unha, dermatite, queda de cabelo, alergias, câncer de pele, entre outros casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia há mais de 3000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos, por exemplo.

Muitas pessoas sofrem com doenças como essas e é importante buscar atendimento médico com um

profissional especializado que a partir de um diagnóstico individual conseguirá indicar os procedimentos e tratamentos mais recomendados em cada caso.

Cuidados com o cabelo

Uma questão que incomoda e prejudica a autoestima de muitas pessoas é a queda de cabelo, e o dermatologista também tem conhecimentos nessa área.

Os problemas que ocasionam a queda de cabelo são diversos, isso pode acontecer por estresse, má alimentação, por doenças de pele, questões hormonais ou genéticas, entre outras situações. Sendo assim, é fundamental consultar-se com um profissional especializado para ter um diagnóstico mais assertivo e realizar o procedimento adequado de acordo com seu problema.

Em alguns casos o tratamento pode incluir o uso de medicamentos orais ou tópico e ser associado a outras terapias como a Intradermoterapia Capilar, que consiste na aplicação da substância diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios.

Cuidados estéticos

Outra área de atendimento da dermatologia está voltada para os cuidados com a beleza de forma ampla, buscando melhorar a aparência da pele em diferentes áreas do corpo e minimizar pequenas imperfeições que incomodam os pacientes como manchas, rugas e cicatrizes.

O médico dermatologista tem habilidade e capacidade para realizar diversos procedimentos tais como: preenchimento; aplicação de toxina botulínica no rosto, além de axilas, palmas e plantas para controle de suor; peeling; laser; tratamento para minimizar cicatrizes de acne; depilação a laser, entre outros.

Tratamentos cirúrgicos

A dermatologia cirúrgica também faz parte da especialização dos profissionais da área. Dessa forma, os dermatologistas estão aptos a realizar procedimentos na pele que envolvam técnicas cirúrgicas ou reconstrutivas, por exemplo.

Alguns procedimentos que podem ser realizados são: remoção de pintas, cisto, lipoma e tumores de pele; biópsias; correção de cicatrizes; cirurgia de unha; orelha fendida; criocirurgia (tratamento realizado com baixas temperaturas), entre outros.

Esses são alguns dos exemplos de procedimentos realizados pela área de dermatologia. Contudo, é importante reforçar que a profissão é ampla e há ainda outras técnicas e tratamentos que podem ser aplicados em diferentes casos e doenças, por isso, não deixe de procurar uma dermatologista para ter os cuidados e recomendações adequadas, garantindo a saúde de sua pele, cabelo, unhas, etc.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta abaixo ou envie pela nossa página no Facebook!

Por: Agência Mostra

5/5 (1 Review)

1 comentário em “O que uma dermatologista pode fazer por você?”

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog