Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Pelo encravado: 5 dicas para combater o problema

O pelo encravado, também conhecido por foliculite, é um problema bastante comum que gera incômodo e irritação na pele, podendo ocasionar em manchas.

Quando o pelo se encurva e penetra na pele em vez de seguir seu crescimento normal, ele causa uma inflamação na região da raiz. O problema, geralmente, é causado pelo uso frequente de cera ou lâmina, por isso, todas as regiões do corpo que passam por essas depilações são suscetíveis ao surgimento de pelo encravado, mas ele é mais comum nas regiões da virilha e da axila.

Embora o problema não seja grave — já que na maioria dos casos o fio encravado sairá naturalmente — caso haja infecção, além do incômodo, o processo pode ocasionar no escurecimento do local e em pequenas cicatrizes. Por isso, para te ajudar a evitar situações como essa separamos algumas recomendações, continue a leitura e saiba quais são elas:

1.   Não retire o pelo encravado com pinça

Quem sofre com o pelo encravado não vê a hora de se livrar desse desconforto e acaba fazendo isso de forma equivocada. Tentar retirar o fio com a pinça ou a unha pode piorar o quadro e ferir ainda mais a pele. Para facilitar a saída do fio, a sugestão é aplicar uma compressa com água morna durante alguns minutos por dia para abrir os poros.

2.   Invista em esfoliação

Uma dica importante para quem opta pela depilação com cera ou lâmina é esfoliar suavemente a pele uma vez por semana para evitar que os pelos encravem. O processo remove as células mortas, facilitando o nascimento dos fios. Ele deve ser feito com sabonete ou creme esfoliante ou bucha vegetal em movimentos circulares. Também é necessário hidratar a área diariamente.

3.   Não utilize roupas apertadas

Se você sofre com pelos encravados evite utilizar roupas apertadas ou de tecidos sintéticos durante alguns dias após o procedimento, pois o atrito do tecido com a pele pode ocasionar o problema.

4.   Opte por depilação a laser

A depilação a laser é uma das melhores formas de combater o pelo encravado. A técnica elimina a raiz do pelo, evitando o surgimento dele e consequentemente possíveis inflamações. O procedimento também é recomendado para os homens que sofrem com o problema na região do pescoço. Contudo, é fundamental buscar profissionais qualificados para realizarem a depilação a laser de maneira segura e eficiente.

5.   Faça a depilação seguindo o crescimento do pelo

Se não for possível investir na depilação definitiva, ao utilizar a lâmina faça o procedimento seguindo o crescimento dos fios. Algumas pessoas fazem o processo ao contrário e tal fato acentua a curvatura do pelo, gerando o encravamento.

Outra sugestão é escolher um local com vapor ou aplicar uma toalha morna antes da depilação para favorecer a abertura dos poros e a retirada dos fios.

Como vimos, alguns hábitos te ajudam a reduzir os riscos do surgimento de um pelo encravado, contudo, caso o problema seja frequente ou apresente uma inflamação grave não deixe de procurar uma dermatologista para averiguar o caso e indicar o tratamento mais adequado.

E você, também sofre com os pelos encravados? Utiliza alguma dessas dicas?

0/5 (0 Reviews)

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog