Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Rinomodelação: o nariz dos sonhos sem bisturi

A rinomodelagem é um tratamento de medicina estética que dispensa cirurgia e permite corrigir, por meio de pequenas infiltrações de ácido hialurônico, alguns pequenos defeitos estéticos do nariz 

Existem pessoas que carregam complexos ao longo da vida, o que não lhes permite ser plenamente felizes. O nariz costuma ser uma daquelas partes do rosto que leva a melhor neste complexo. Não ter necessariamente um nariz aquilino, muito largo ou desviado é sinônimo de complexidade e desacordo com a aparência física da face.

Em inúmeras ocasiões, esse complexo é arrastado por medo de ser submetido a uma rinoplastia e de enfrentar o bisturi. Mas, há alguns anos, surgiu uma técnica que conseguia corrigir pequenos defeitos estéticos do nariz sem ter que passar por uma cirurgia. Estamos falando sobre rinomodelação. Uma alternativa à rinoplastia? A solução para algum problema estético ou funcional do nariz? Solução temporária ou definitiva? Na Clínica Marcella Ledo resolvemos suas dúvidas sobre rinomodelagem, para que você consiga o nariz dos sonhos sem bisturi.

O que é rinomodelagem?

A rinomodelagem é um tratamento de medicina estética que dispensa cirurgia e permite corrigir, por meio de pequenas infiltrações de ácido hialurônico, alguns pequenos defeitos estéticos do nariz como o perfil do nariz aquilino ou a ponta do nariz caída.

O objetivo principal da rinomodelação é endireitar as costas ou o perfil do nariz do paciente para reduzir visualmente a ponte do nariz, também conhecido como nariz aquilino, ou para elevar a ponta caída do nariz. Portanto, as principais correções estéticas que podem ser realizadas são: correção do perfil nasal e correção da ponta pendente.

Existem dois tipos de rinomodelagem, permanente e temporária. Os resultados da rinomodelação temporária são mantidos no tempo de 9 a 12 meses, aproximadamente. Já aplicação de restaurações permanentes pode levar a problemas de longo prazo. 

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico injetado no nariz quando o paciente passa por uma rinomodelação é uma molécula que está naturalmente presente em nosso corpo, principalmente na pele, cartilagem e articulações. O ácido hialurônico é, portanto, um preenchimento temporário biocompatível com o corpo humano que é absorvido gradualmente e é seguro para a saúde.

Como é realizada a técnica de rinomodelagem?

A rinomodelação consiste na infiltração de pequenas quantidades de ácido hialurônico por meio de pequenas injeções que igualam e retificam o perfil do nariz. O profissional fará um estudo preliminar das características do paciente para determinar a forma e a proporção em que serão feitas as infiltrações.

Após esse estudo preliminar em que serão compartilhados os desejos do paciente e as possibilidades reais que existem, as fotos “antes” são tiradas para definir os objetivos estéticos com o paciente. Feito o tratamento, serão tiradas as fotos do “depois” para poder comparar os resultados.

Em seguida, procedemos à limpeza e desinfecção da área a ser tratada. Aplicamos um creme anestésico local e, uma vez feito efeito, iniciamos com as infiltrações através de micro injeções que preenchem as pequenas depressões do nariz do paciente com ácido hialurônico. Com estes recheios suavizamos os ângulos para harmonizar o perfil, suavizamos a crista ou parte de trás do nariz e podemos modificar o ângulo da ponta do nariz para o elevar.

Uma vez infiltrado o ácido hialurônico, massageamos o nariz para modelá-lo e assim alcançar os resultados que buscamos. Alcançamos resultados harmoniosos sem modificar os traços faciais que caracterizam cada pessoa e os tornam únicos, respeitando a essência de cada rosto, harmonizando-o e embelezando-o.

A rinoplastia convencional pode ser substituída pela rinomodelação?

Em nenhum caso a rinomodelação pode substituir a rinoplastia convencional. Ou seja, são tratamentos que o profissional de estética facial tem à disposição para aplicá-los de acordo com a necessidade de cada paciente. Em cada caso, uma opção ou outra é indicada. Não estamos falando de tratamentos substitutos.

Os resultados obtidos com uma rinomodelação não podem ser comparados com os resultados obtidos com a rinoplastia. Com a rinoplastia convencional, a estrutura do nariz pode ser completamente modificada. Ou seja, com esta intervenção cirúrgica, tanto as partes moles quanto ósseas do nariz podem ser modificadas, diminuindo assim o seu tamanho e as abas nasais, levantar a ponta, estreitar a base do nariz, eliminar a saliência nasal, reduzir o cavalete ou desvios septais podem ser corrigidos para melhorar a respiração do paciente.

No entanto, com a rinomodelagem nunca podemos reduzir o tamanho de um nariz ou modificar sua estrutura em termos de osso ou partes moles. A rinomodelagem permite corrigir pequenos defeitos para harmonizar o perfil do nariz com freio pronunciado ou com ponta caída. Trata-se de harmonizar o rosto do paciente sem a necessidade de intervenção cirúrgica quando as mudanças que ela exige não são tão substanciais.

0/5 (0 Reviews)

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog