Um dos procedimentos estéticos mais modernos da atualidade são os fios de PDO. Por outro lado, ainda é cercado de muitas dúvidas. Pensando nisso, hoje, vamos falar tudo sobre fios de PDO e responder às principais questões que as pessoas costumam ter em relação a esse assunto. Confira!
O que são fios de PDO?
Os fios de PDO são filamentos de polidioxanona: uma substância sintética, porém, biodegradável, que já é utilizada há décadas em alguns tipos de cirurgias. Do ponto de vista estético, esses fios possuem duas finalidades:
- Sustentação: por meio deles, é possível “levantar” algumas regiões da face que ficam mais flácidas com o passar da idade, produzindo um efeito de tração mecânica sem a necessidade de um lifting cirúrgico.
- Estímulo de colágeno.
Assim, os fios de PDO atuam de maneira corretiva e preventiva simultaneamente e essa é uma das razões para o sucesso da técnica.
Como os fios de PDO estimulam colágeno?
O efeito de tração é mais fácil de ser compreendido, mas e o estímulo de colágeno? Ao serem inseridos na face, os fios de PDO desencadeiam uma reação inflamatória (apesar do nome, é segura) que estimula as células elásticas a produzirem mais colágeno.
Sabe-se que a produção de colágeno diminui com o passar do tempo, especialmente após os 30 anos de idade e esse mecanismo é um dos grandes responsáveis pela flacidez da pele e pela formação das linhas de expressão.
O resultado é imediato?
O efeito “lifting” pode ser observado logo após o procedimento, ainda que seja comum a formação de um pequeno inchaço que dificulte uma boa visualização do resultado. Porém, o estímulo de colágeno acontece ao longo do tempo e pode ser observado em cerca de seis meses.
Os fios de PDO são permanentes?
Não, o organismo absorve gradativamente os fios de PDO, de modo que eles duram, em média, seis meses. No entanto, o estímulo de colágeno consequente da reação inflamatória perdura ainda por cerca de dois anos depois disso. Esse tempo pode variar de acordo com cada organismo, por isso, é importante que o paciente faça o acompanhamento para saber o momento de inserir novos fios.
Qual a indicação dos fios de PDO?
O procedimento é indicado para pessoas com flacidez na região do rosto e ainda para quem quer prevenir esse efeito.
Como é realizado o procedimento?
A colocação de fios de PDO é feita com anestesia local. Os fios são inseridos por microcânulas bastante finas, que não deixam nenhuma cicatriz. A quantidade de fios vai depender do caso de cada paciente. É um procedimento não cirúrgico e minimamente invasivo.
Como é o pós-procedimento?
Logo depois da colocação dos fios, o paciente pode perceber um leve inchaço, vermelhidão e pequenos hematomas. Tudo isso vai desaparecer naturalmente dentro de poucos dias. Em relação aos cuidados, é importante evitar pressionar ou massagear o rosto nos primeiros cinco dias, evitando também os exercícios físicos muito intensos.
Quer saber mais sobre fios de PDO? Entre em contato e agende a sua avaliação!