Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba tudo sobre fios de PDO

Um dos procedimentos estéticos mais modernos da atualidade são os fios de PDO. Por outro lado, ainda é cercado de muitas dúvidas. Pensando nisso, hoje, vamos falar tudo sobre fios de PDO e responder às principais questões que as pessoas costumam ter em relação a esse assunto. Confira!

O que são fios de PDO?

Os fios de PDO são filamentos de polidioxanona: uma substância sintética, porém, biodegradável, que já é utilizada há décadas em alguns tipos de cirurgias. Do ponto de vista estético, esses fios possuem duas finalidades:

  • Sustentação: por meio deles, é possível “levantar” algumas regiões da face que ficam mais flácidas com o passar da idade, produzindo um efeito de tração mecânica sem a necessidade de um lifting cirúrgico.
  • Estímulo de colágeno.

Assim, os fios de PDO atuam de maneira corretiva e preventiva simultaneamente e essa é uma das razões para o sucesso da técnica.

Como os fios de PDO estimulam colágeno?

O efeito de tração é mais fácil de ser compreendido, mas e o estímulo de colágeno? Ao serem inseridos na face, os fios de PDO desencadeiam uma reação inflamatória (apesar do nome, é segura) que estimula as células elásticas a produzirem mais colágeno. 

Sabe-se que a produção de colágeno diminui com o passar do tempo, especialmente após os 30 anos de idade e esse mecanismo é um dos grandes responsáveis pela flacidez da pele e pela formação das linhas de expressão.

O resultado é imediato?

O efeito “lifting” pode ser observado logo após o procedimento, ainda que seja comum a formação de um pequeno inchaço que dificulte uma boa visualização do resultado. Porém, o estímulo de colágeno acontece ao longo do tempo e pode ser observado em cerca de seis meses.

Os fios de PDO são permanentes?

Não, o organismo absorve gradativamente os fios de PDO, de modo que eles duram, em média, seis meses. No entanto, o estímulo de colágeno consequente da reação inflamatória perdura ainda por cerca de dois anos depois disso. Esse tempo pode variar de acordo com cada organismo, por isso, é importante que o paciente faça o acompanhamento para saber o momento de inserir novos fios.

Qual a indicação dos fios de PDO?

O procedimento é indicado para pessoas com flacidez na região do rosto e ainda para quem quer prevenir esse efeito.

Como é realizado o procedimento?

A colocação de fios de PDO é feita com anestesia local. Os fios são inseridos por microcânulas bastante finas, que não deixam nenhuma cicatriz. A quantidade de fios vai depender do caso de cada paciente. É um procedimento não cirúrgico e minimamente invasivo.

Como é o pós-procedimento?

Logo depois da colocação dos fios, o paciente pode perceber um leve inchaço, vermelhidão e pequenos hematomas. Tudo isso vai desaparecer naturalmente dentro de poucos dias. Em relação aos cuidados, é importante evitar pressionar ou massagear o rosto nos primeiros cinco dias, evitando também os exercícios físicos muito intensos.

Quer saber mais sobre fios de PDO? Entre em contato e agende a sua avaliação!

0/5 (0 Reviews)

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog