Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tricoscopia: exame que auxilia na análise da queda de cabelo

Tricoscopia é um método tecnológico que proporciona uma análise minuciosa do couro cabeludo e do cabelo, possibilitando enxergar detalhes impossíveis de serem vistos a olho nu.

Grande parte da população sofre com o problema de calvície e são diversos os fatores que podem ocasionar a queda de cabelo: má alimentação, estresse, doenças ou até mesmo fatores genéticos. Contudo, o diagnóstico desse problema não é algo simples. É necessário a realização de exames para verificar a origem do distúrbio para que, a partir dessa identificação, o melhor tratamento seja recomendado. E uma dessas soluções é a tricoscopia digital.

O que é tricoscopia?

Tricoscopia é um exame realizado no consultório médico pelo próprio dermatologista, por intermédio de um dermatoscópio, ou seja, uma lupa que permite um monitoramento detalhado da estrutura capilar. Essa lupa possibilita o aumento da imagem do fio de cabelo em diversas vezes, dependendo do equipamento utilizado pelo profissional.

Para que serve a tricoscopia?

O exame de tricoscopia permite medir o cabelo, verificar a quantidade de fios por folículos, avaliar se existe folículo vazio, ou seja, alguma abertura sem o fio e comparar a estrutura de um fio de cabelo com os demais, diagnosticando o quadro positivo ou negativo de alopecia androgenética, distúrbio mais conhecido como calvície.

A tricospopia avalia alguns fatores do couro cabeludo ou do fio de cabelo, como o formato, a pigmentação, a integridade dos fios, além de irritações e alergias que possam se manifestar.

A partir da análise das fotos do exame de tricoscopia se torna mais fácil tratar o quadro de cada paciente. E durante o tratamento é possível monitorar os fios capilares, analisando o antes e depois de cada etapa, conferindo a evolução de todo o processo.

Quais doenças o exame de tricoscopia pode diagnosticar?

Além da alopecia androgenética, existem algumas outras disfunções que a realização do exame pode detectar, como:

  • Eflúvio telógeno;
  • Alopecia areata;
  • Micose no couro cabeludo;
  • Lúpus.

A tricoscopia é procedimento realizado de forma simples e não invasiva, sem cortes, dor ou qualquer tipo de desconforto. É um exame rápido e seguro, e não requer preparo antecipado e não tem contraindicações.

Além disso, seu diagnóstico é preciso. Contudo, quanto antes é realizada a avaliação do quadro do paciente, mais rápido é iniciado o tratamento, e maiores são as chances de se alcançar bons resultados.

Se você sofre com queda de cabelo, agende uma consulta para analisarmos o seu caso. Confira nesse vídeo um exemplo e explicação do exame de tricoscopia que eu trouxe para você. Procure sempre um médico dermatologista especialista em cabelo.

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog

Open chat