Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Unhas fracas: Veja 3 possíveis causas

Unhas fracas e quebradiças incomodam muitas pessoas, você também passa por isso? Embora o problema seja comum, ele não deve ser considerado normal, pois pode ser indicativo de alguma alergia ou desequilíbrio no organismo.

Estar com as unhas bonitas e bem cuidadas é mais que uma questão estética, por isso, é importante investigar o que está ocasionando o problema. No texto de hoje, vamos lhe mostrar os principais fatores que podem causar unhas fracas para que você consiga tomar providências quanto a isso. Continue a leitura e saiba mais!

Principais causas de unhas fracas

O problema é caracterizado, especialmente, por unhas finas e que quebram com facilidade. As unhas são produzidas pela formação de queratina e se algum fator interferir nesse processo, elas ainda podem ser tornar porosas, sem brilho e apresentar irregularidades e manchas.

Veja a seguir as principais causas disso!

Unhas fracas podem ser causadas por anemia e alimentação inadequada

Unhas que quebram com facilidade e têm um aspecto mais amarelado podem ser indicativos de anemia por falta de ferro no organismo.

O ferro tem grande importância para a saúde já que contribui para a produção de célula do sangue e com o transporte de oxigênio para o corpo. Ele é encontrado em vegetais com folhas verde-escuras, em carnes vermelhas e brancas, feijões, nozes, entre outros alimentos.

Sendo assim, pessoas que só se alimentam com produtos industrializados, ou tem uma dieta restritiva, podem apresentar anemia por falta de ferro, unhas quebradiças, entre outros sintomas. Por isso, é necessário investir em uma alimentação saudável com grupos variados de alimentos.

Unhas fracas devido à alergia ou irritação

O uso de esmaltes e removedores em excesso pode causar alergia, deixando as unhas quebradiças. Detergentes e outros produtos de limpeza também podem gerar traumas nas unhas.

Para saber se isso ocorre no seu caso, é preciso procurar um dermatologista para averiguar as causas da alergia e manter as unhas longe dos itens que causam o problema.

Unhas fracas por alterações na tireoide

Alterações na tireoide interferem no metabolismo do organismo e podem contribuir para o enfraquecimento das unhas. Sendo assim, é preciso procurar um médico para averiguar a situação, ver se você apresenta hipotireoidismo ou hipertireoidismo e realizar o tratamento adequado.

Como resolver o problema?

Para resolver a questão das unhas fracas é preciso entender os motivos disso acontecer e buscar o tratamento adequado. Em casos de falta de ferro ou vitaminas no organismo, por exemplo, pode ser indicado o uso de suplementos nutricionais.

Contudo, para ter uma solução correta do problema é fundamental buscar um dermatologista. Além disso, algumas dicas que ajudam a manter a saúde de suas unhas em dia são:

  • dê um intervalo de alguns dias entre aplicação dos esmaltes;
  • utilize luvas para evitar o contato com produtos químicos (principalmente os de limpeza);
  • evite o uso de acetona, pois ela pode aumentar o ressecamento e enfraquecer as unhas, e dê preferência ao removedor;
  • após utilizar o removedor, lave as mãos e hidrate as unhas;
  • utilize sempre hidratantes para unhas e cutículas;
  • evite retirar as cutículas, pois elas protegem as unhas da entrada de fungos e bactérias;
  • faça uma dieta balanceada.

Esses são alguns dos motivos que podem ocasionar unhas fracas. Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, escreva pra gente!

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog