Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Queda de Cabelo x Quebra de Cabelo: você sabe a diferença?

Você entra em pânico quando nota a quantidade de fios de cabelo espalhados pelo chão da casa, retidos no travesseiro ou na escova de cabelo, após pentear as madeixas? Sabe identificar se seus fios estão quebrando ou caindo e qual é a diferença entre quebra e queda de cabelo?

Se isso acontece com você, o primeiro conselho é: não se desespere! Perder até 150 fios de cabelos, por dia, é normal. Isso faz parte de um ciclo natural do cabelo, no qual ele nasce, cresce e morre. Em casos comuns, quando uma pessoa não convive com nenhum problema capilar, o fio de cabelo caí e, em seguida, é substituído por outro.

Como diferenciar a quebra e a queda de cabelo?

Você pode começar fazendo um teste em casa: puxe os fios, levemente, entre os dedos e perceba se eles caem. Se isso acontecer, verifique se os fios possuem uma massa branca nas pontas. Caso esse fato seja constatado, o que está ocorrendo é uma queda de cabelo ao invés da quebra.

Na situação de quebra capilar, os fios não saem inteiros, eles sempre são apresentados com algumas rupturas.

Entenda a queda de cabelo

Em muito casos, a queda de cabelo está relacionada a fatores hormonais, emocionais ou genéticos. Se manifestando a partir de distúrbios na tireoide, através de doenças crônicas como câncer ou diabetes, por meio de altos níveis de estresse ou, até mesmo, pode ser associado à má alimentação.

A queda de cabelo também pode ocorrer devido à alopecia androgenética, famosamente conhecida como calvície, doença que atinge milhares de homens e mulheres em todo país e que pode ser diagnosticada através do exame de tricoscopia digital. Porém, outras doenças capilares também podem ser o motivo da queda.

A partir do momento em que a queda de cabelo passa do nível normal para uma queda excessiva, o caso precisa ser analisado por um profissional de dermatologia para que haja o diagnóstico adequado da situação e o melhor tratamento seja indicado.

Sobre a quebra capilar

A quebra do cabelo acontece quando os fios estão enfraquecidos. E diversas podem ser as causas da fragilidade capilar:

  • Exposição ao sol e vento;
  • Banhos quentes;
  • Mudanças radicais de temperaturas;
  • Cloro da piscina;
  • Processos químicos, como alisamento e tintura;
  • Uso excessivo de chapinha e secador.

Para evitar danos maiores aos fios é necessário tomar alguns cuidados, como escolher os melhores produtos: shampoo, condicionador, leave-in para cuidar das madeixas e, no momento do banho, realizar movimentos suaves com as pontas dos dedos, no couro cabeludo; dar preferência para escovas com cerdas naturais e macias para pentear os cabelos; e nunca se esquecer de usar protetor térmico para proteger os fios do calor do secador e da chapinha.

É sempre importante lembrar que, independe do problema que esteja ocorrendo, quebra ou queda de cabelo,um profissional especializado deve ser consultado para identificar o grau do quadro e indicar a melhor solução.

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem ou agende sua avaliação!

Assine e receba conteúdos exclusivos e atualizações do blog